Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia
Educacional
Proinfo Integrado - Curso de
Introdução à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e
Aprendizagem:
Bullying
Daniella Bonfim
Ferreira
Marília - Agosto de
2012
RESUMO
Colocar apelido em colegas
realçando "imperfeições" sempre foi prática comum entre os alunos,
alguns apelidos eram esquecidos com o tempo, outros acompanharam seus donos
para sempre. No entanto, essa prática comum tornou-se ofensa das mais profundas
acompanhadas de agressões verbais e físicas, interpretadas na atualidade por
pesquisadores, professores e médicos como violência e,portanto, com direito a
nome: bullying¹.
Agressão intencional e repetida várias vezes sem motivação
específica que evoluiu com a tecnologia. O constrangimento restrito aos
momentos de convívio dentro da escola, passou para o computador e deu cara
moderna ao velho problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de
relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima
foram batizados de cyberbullying, uma violência ainda mais cruel que o bullying
tradicional.
A tecnologia permite que a agressão se repita
indefinidamente,pois, a mensagem maldosa pode ser encaminhada para várias
pessoas ao mesmo tempo e uma foto publicada na internet será vista por muitas
pessoas, o que dá mais poder ao agressor. Para Aramis Lopes (Rev.Nova Escola,p.
69) [...] há sempre três personagens fundamentais nesse tipo de agressão: o
agressor, a vítima e a plateia". Assim, Cléo Fante (Rev.Nova Escola,
p.69), acrescenta que os [...] efeitos para agressor e vítima são semelhantes:
déficit de atenção falta de concentração e desmotivação para os estudos [...] a
insegurança acompanha ambos em todos os momentos, diferente do bullying tradicional
que bastava sair da escola para estarem livres e seguros com seus amigos de
verdade e seus familiares.
Por volta dos 10 ou 12 anos a criança procura referências
diferentes da que recebeu em casa, dando continuidade ao processo de formação
da personalidade, época de aprender a lidar com a própria imagem, ou seja, se
conhecer e gostar de como é caso contrário poderá sentir prazer em menosprezar
os outros para se auto-afirmar, com a entrada na adolescência e a necessidade
de pertencer a um grupo, basta sair um
pouco do padrão alto, baixo, gordo, magro para ser provocado.
________
1. Segundo a Revista Nova Escola (Jun/jul2010, p.68), bullying é
uma palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou
"amedrontar".
Luciene Tognetta (Rev.Nova
Escola,p.73), salienta que: "
Aprender a lidar com a própria imagem é o primeiro passo". Sendo assim, a
prevenção e solução estão nas mãos da escola, encarando com seriedade as
agressões entre os alunos.
De acordo com Orson Camargo
"No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva
intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os
alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de
medo e ansiedade" (Brasil Escola,2012).
Desse modo, se faz necessário o envolvimento de todos -
equipe pedagógica, pais e alunos -
na conscientização de que existe um problema e não se pode ficar omisso.
No caso do cyberbullying,
alertar os alunos sobre os cuidados com a divulgação de dados pessoais nos
sites de relacionamento, o tempo de uso do computador e os conteúdos acessados,
quanto menos exposição da intimidade maior a segurança. Lembrando que diferente do bullying
tradicional, o agressor não precisa ser o mais forte, ter coragem de se
manifestar em público etc., mas, ter acesso à internet ou a um celular.
REFERÊNCIAS
FANTE,C. Revista Nova Escola: Comportamento. Violência virtual. Junho/Julho 2010 p.69.
LOPES,A. Revista Nova Escola: Comportamento.Violência virtual.
Junho/Julho 2010 p.69.
TOGNETTA,L.Revista Nova Escola: Comportamento.Violência virtual.
Junho/Julho 2010 p.73.
SITE CONSULTADO
CAMARGO,O. Brasil Escola:
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm - acesso em 06.08.2012.
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